Sejam bem vindos!!!

Esperamos contribuir com reflexões e dicas que nos ensinem cada vez mais a melhorar nossa qualidade de vida em todos os aspectos dela...

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Como anda sua Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho?

Por Wagner Campos, Publicado em 21/09/2008, em www.webartigos.com.

A matéria trata do que as pessoas podem fazer quando percebem que passam horas e horas sobre determinada atividade e não conseguem produzir nada. O autor atribui esse fracasso à má qualidade de vida no trabalho.
A mente precisa descansar, sair da rotina. Processar novas informações através de ambientes diferentes dos quais se passa a maior parte do tempo utilizando os cinco sentidos para que descanse e se revigore.

Verifique se sua postura não está lhe causando cansaço físico, se não está sentado muito perto do monitor do computador, se está exposto a algum tipo de poluição sonora ou visual.

Aproveite o horário que sobra durante o almoço. Ouça uma música, leia um livro, desenhe, pinte, faça artesanato, converse com amigos (assuntos não relacionados ao trabalho), dê uma volta no quarteirão.
A maioria dos artigos sobre qualidade de vida no trabalho que encontramos atribui a responsabilidade de termos uma boa qualidade de vida no trabalho a cada um de nós. Ana Cristina concluiu em seus estudos que, na prática, a tarefa de implantar programas para melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho é dos administradores... Através deste artigo podemos concluir que ambos precisam fazer sua parte para obter a QVT. Os programas precisam sim ser implantados pela empresa porque a maioria dos funcionários não terá autonomia para fazê-lo. Mas os funcionários, cada um individualmente, pode adotar algumas práticas que só trará benefícios para eles mesmos, como as dicas dadas pelo autor Wagner. Destacamos também que uma das conclusões de Ana é que a QVT está diretamente relacionada com a produção, algo que o autor do artigo também frisou.

3 comentários:

Cláudia Carnevalle disse...

Olá parabens pelo blog e os artigos publicados, em SP temos o blog qvidagov que tem por objetivo socializar e valorizar açoes de QVT no governo, entre e participe também! Att Claudia Carnevalle

Anônimo disse...

Muito interessante o blog. Parabéns pela iniciativa!
Estamos desenvolvendo um parecido na faculdade.
Quem tiver interesse...
http://happyhourfesp.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito interessante o blog. Parabéns pela iniciativa!
Estamos desenvolvendo um parecido na faculdade.
Quem tiver interesse...
http://happyhourfesp.blogspot.com/