Sejam bem vindos!!!

Esperamos contribuir com reflexões e dicas que nos ensinem cada vez mais a melhorar nossa qualidade de vida em todos os aspectos dela...

sábado, 26 de abril de 2008

Barulho de mais, saúde de menos...

Por Anderson Moço, Revista Saúde, edição de março de 2008.

"Decibéis muito acima do tolerável ocupam hoje o terceiro lugar no ranking de problemas ambientais que mais afetam populações no mundo inteiro, segundo a OMS (Organização mundial de saúde), após a poluição do ar e da água", começa dizendo a reportagem. De acordo com a OMS todo e qualquer som que ultrapasse os 55 decibéis já pode ser considerado nocivo para a saúde. E fala da gravidade do barulho. Gastrite, prisão de ventre, pressão alta, infarto, derrame, dor de cabeça crônica, alterações hormonais e insônia são algumas das consequências do barulho excessivo. E não precisamos ir muito longe para saber onde está esse barulho todo. O zunzunzum de carros, buzinas, telefones, tocadores de MP3 e até o barulho do liquidificador a 1 metro de distância, que atinge 80 decibéis.
Todos esses problemas causados pelo excesso de barulho, ao qual estamos acostumados por se tratar da rotina de milhões de pessoas em todo mundo, visivelmente prejudicam a boa qualidade de vida das pessoas, consequentemente no trabalho. O sono é perturbado. Quando não dormimos direito, pulamos etapas do sono profundo devido a noites barulhentas e dias agitados, temos nossa memória, aprendizado e a renovação das células do corpo prejudicados.
Quem consegue se concentrar durante o dia, no trabalho, após uma noite mal dormida? Temos a impressão de estarmos realmente acostumados com toda essa agitação. Mas nosso organismo tenta se defender constantemente do ataque do barulho. Quem diria que poderia trazer-nos tão grandes problemas, até a morte? Assim, são dias e dias que vivemos em meio ao caos da cidade grande. Todo tipo de barulho que distrai nossa mente impedindo a concentração e a criação de idéias. Sabendo de todos esses problemas que podemos ter por causa do barulho e, por alguns deles a grande maioria das pessoas já passou, firmamos algumas dicas para nos protegermos:
- Meditar alguns minutos por dia: sentar, em silêncio, observando apenas a sua repiração. Deixe os pensamentos passarem por sua cabeça e tente não se concentrar em nenhum deles;
- No trânsito, evite ficar com o som ligado dentro do carro, já que ele compete com a zoeira lá de fora . Se a barulheira for infernal, feche os vidros e ligue o ar. Relaxe, procurando ignorar os sons externos.
São dicas ótimas! E lembre-se que nosso objetivo é ter uma ótima qualidade de vida com as dicas desse blog e, consequentemente no trabalho, onde passamos uma parte significativa dela!

Nenhum comentário: