Sejam bem vindos!!!

Esperamos contribuir com reflexões e dicas que nos ensinem cada vez mais a melhorar nossa qualidade de vida em todos os aspectos dela...

sábado, 26 de abril de 2008

Barulho de mais, saúde de menos...

Por Anderson Moço, Revista Saúde, edição de março de 2008.

"Decibéis muito acima do tolerável ocupam hoje o terceiro lugar no ranking de problemas ambientais que mais afetam populações no mundo inteiro, segundo a OMS (Organização mundial de saúde), após a poluição do ar e da água", começa dizendo a reportagem. De acordo com a OMS todo e qualquer som que ultrapasse os 55 decibéis já pode ser considerado nocivo para a saúde. E fala da gravidade do barulho. Gastrite, prisão de ventre, pressão alta, infarto, derrame, dor de cabeça crônica, alterações hormonais e insônia são algumas das consequências do barulho excessivo. E não precisamos ir muito longe para saber onde está esse barulho todo. O zunzunzum de carros, buzinas, telefones, tocadores de MP3 e até o barulho do liquidificador a 1 metro de distância, que atinge 80 decibéis.
Todos esses problemas causados pelo excesso de barulho, ao qual estamos acostumados por se tratar da rotina de milhões de pessoas em todo mundo, visivelmente prejudicam a boa qualidade de vida das pessoas, consequentemente no trabalho. O sono é perturbado. Quando não dormimos direito, pulamos etapas do sono profundo devido a noites barulhentas e dias agitados, temos nossa memória, aprendizado e a renovação das células do corpo prejudicados.
Quem consegue se concentrar durante o dia, no trabalho, após uma noite mal dormida? Temos a impressão de estarmos realmente acostumados com toda essa agitação. Mas nosso organismo tenta se defender constantemente do ataque do barulho. Quem diria que poderia trazer-nos tão grandes problemas, até a morte? Assim, são dias e dias que vivemos em meio ao caos da cidade grande. Todo tipo de barulho que distrai nossa mente impedindo a concentração e a criação de idéias. Sabendo de todos esses problemas que podemos ter por causa do barulho e, por alguns deles a grande maioria das pessoas já passou, firmamos algumas dicas para nos protegermos:
- Meditar alguns minutos por dia: sentar, em silêncio, observando apenas a sua repiração. Deixe os pensamentos passarem por sua cabeça e tente não se concentrar em nenhum deles;
- No trânsito, evite ficar com o som ligado dentro do carro, já que ele compete com a zoeira lá de fora . Se a barulheira for infernal, feche os vidros e ligue o ar. Relaxe, procurando ignorar os sons externos.
São dicas ótimas! E lembre-se que nosso objetivo é ter uma ótima qualidade de vida com as dicas desse blog e, consequentemente no trabalho, onde passamos uma parte significativa dela!

sábado, 12 de abril de 2008

A melhor empresa para se trabalhar nos Estados Unidos - GOOGLE

POR DENTRO DA EMPRESA QUE DOMINOU O MUNDO
Por Larissa Santana, de Mountain View; Revista Exame; 03/04/2008

  • A matéria trata do crescimento, em termos geográficos e faturamento, da melhor empresa para se trabalhar nos Estados Unidos, a GOOGLE, assim classificada pela revista FORTUNE, em 2006 e 2007 e da conscientização para uma economia que antes não era uma preocupação. Fala também sobre a vida que os cerca de 17000 funcionários levam lá dentro. Dados como a contratação de 500 funcionários por mês em vários países do mundo e o aumento do faturamento de 3,2 bilhões de dólares para 16,6 bilhões de 2004 a 2007 refletem esse crescimento. Até pouco tempo atrás podia-se comprar laptops à vontade, distribuia-se baterias e adaptadores livremente e existia o lema "Contrate o quanto puder". Agora a empresa impôs um número máximo de contratação de novos funcionários para cada gerente nos 37 países em que atua. A distribuição de suprimentos passou a ser registrada. Passou-se a enviar e-mails aos funcionários informando-os sobre o valor das refeições que a empresa oferece gratuitamente aos mesmos: café-da-manhã, almoço e jantar, com a intensão de se evitar possíveis exageros. Cachorros passeavam livremente pelas estações de trabalho da empresa.
  • Onde encontramos inserido o tema qualidade de vida nessa matéria? O próprio tema da matéria afirma. E realmente podemos julgar a empresa GOOGLE como uma grande empresa, onde muitos sonham estar. Podemos dizer que foi uma boa idéia a iniciativa sobre os e-mails para os funcionários com o valor das refeições. Onde está a melhora da qualidade de vida de um funcionário que engorda 7 kg nos três primeiros meses de trabalho em uma empresa que oferece gratuitamente as refeições? A intensão pode ser das melhores ao proceder desta forma. Mas a boa qualidade de vida com certeza considera a boa saúde como um ponto fundamental. A distribuição sem limites de materiais podem levar a uma consciência despreocupada com o meio ambiente, onde a redução de lixo não reciclável precisa ser atingida com urgência em todo mundo. O registro de todo material distribuído força o pedido de material quando realmente é necessário. Medidas controladoras como estas afetam a qualidade de vida destes funcionários negativamente? A própria matéria revela que não. Muitos funcionários vestem literalmente o logo da empresa para irem a seus locais de trabalho. E registra também que 'um cenário típico de parque de diversões para adolescentes -- pebolins, máquinas de fliperama e consoles do Wii estão espalhados por quase todos os andares' para proporcionar distração em momentos de tensão...
  • A consequência de um bom ambiente para se trabalhar, onde a empresa se preocupa com seus funcionários, é a formação de muitas pessoas de sucesso, pessoal e profissional. Na GOOGLE, pelo menos 1000 funcionários já estão milionários. A Qualidade de Vida proporciona sucesso às pessoas!
  • Realmente podemos dizer que a GOOGLE se preocupa com a qualidade de vida de seus funcionários!!!